• Marina Amore

Lado de Dentro Kids

Atualizado: Jan 10


Hoje, no Dia dos Irmãos, queria contar um pouco sobre a Lado de Dentro Kids, uma super produtora de filmes infantis comandada por dois irmãos, a Marilia e o Fabio. Eu tenho toda uma história linda de como os conheci e como o mundo conspirou para que nos aproximássemos mas, vou tentar manter o foco aqui!

Sabe o que eu acho incrível dos filmes deles? São filmes que tem direção de fotografia, roteiro, sensibilidade. A atuação deles como diretores de filmes publicitários e curtas obviamente ajuda na qualidade dos filmes da Lado de Dentro Kids (que a partir de agora chamaremos aqui de LDDK) mas, é a visão e o propósito deles com a LDDK que os diferencia, na minha opinião. Acredito muito que a minha missão nessa vida é transformar momentos em memórias através dos filmes que faço. Crio registros da infância, da felicidade e da simplicidade dos momentos (que passarão bem rápido se não aproveitarmos com carinho!). Fazer filmes com crianças é uma paixão e faço isso única e exclusivamente por que gosto. E também porque sei da importância desses filmes. As crianças assistem mil vezes seguidas, como se estivessem “colando” essas imagens na memória, para quando crescerem se lembrarem que tiveram uma vida feliz, muitos amigos, uma família querida e pais carinhosos que faziam festas lindas para elas!”. Já fiquei emocionada só de ler essas aspas da Marilia =)

Conversei um pouco com ela pra descobrir mais sobre eles e contar por aqui, mas a conversa foi tão rica que quero contar cada virgula:

Como começou a LDD e a LDD kids? Qual a formação de vcs e como começaram a trabalhar juntos?

Bom, tudo aconteceu meio por acaso. Quando eu casei, não encontrava nenhuma empresa de filmagem que eu gostasse (só lembrando que isso foi em 2010, não tinha mesmo muita opção)! Achei um americano que fazia um trabalho interessante, mostrei pro Fabio e ele animou pra montar uma equipe com amigos e filmar, meio no estilo do que o americano estava fazendo. E foi assim! Ele filmou meu casamento, eu editei e coloquei o teaser no facebook, amigos foram gostando, amigos de amigos tb e a verdade é que era realmente diferente do que estavam fazendo no Brasil, então literalmente bombou! Nos vimos “obrigados” a abrir empresa e a organizar as coisas, porque vimos uma oportunidade! Mas não foi nada planejado, mesmo!

A primeira LDD foi dentro do apê da minha mãe, no quarto que tinha sido do Fabio. Os clientes queriam fazer reunião na “produtora” e a gente tinha que dar uma desculpa porque se a noiva viesse lá, ia encontrar minha mãe, o cachorro e uma salinha mega improvisada rs.

A ida pra kids foi do mesmo jeito! Eu sempre amei crianças, mesmo antes de ter filhos, e a LDDK sempre aconteceu enquanto fazíamos casamentos. A gente filmava os filhos dos amigos, nossas irmãs, que na época eram pequenas, e logo as noivas que casaram com a gente começaram a ter filhos e chamar a gente pra filmar! E assim foi =)

Como Irmãos Meirelles vcs atuam com publicidade, curtas? O que mais?

A ida para publicidade foi um movimento natural pra nós. Começou com uma noiva, que mostrou o filme dela pra um cara que tinha uma agência com a conta da Natura. Ele chamou a gente pra fazer um filme pra eles. E uma coisa levou a outra, quando vimos estávamos fazendo mais isso que casamentos e decidimos mudar de vez. Entramos para o casting da Bossanova Films em 2017 como Irmãos Meirelles, e além de publicidade, dirigimos curtas e trabalhos autorais! Paramos com os casamentos, mas ainda fazemos trabalhos institucionais com a Lado de Dentro. Já a Lado de Dentro Kids continua firme e forte!

Qual a formação de vocês?

Bom, o Fabio é publicitário formado na ESPM e fez cinema na Academia Internacional de Cinema e em Barcelona. Ele já foi ator, mas logo migrou pra video. Eu fiz Radio e TV na FAAP e mestrado em Broadcast & Media nos EUA (Emerson College, Boston). Eu fui cantora, apresentadora e depois migrei pra video também!

Quais são as vantagens e os perrengues de trabalhar com irmão?

Nós somos complementares e o bom de trabalhar com irmão é que existe muito pouco (ou quase nenhum) filtro. Ele fala a REAL na minha cara e eu na dele. O nível de exigência entre nós é altissimo, o que nos ajuda e nos “empurra” pra fazer cada vez um trabalho melhor. E é obvio que não é um mar de rosas. As “tretas” são homéricas e corriqueiras, mas a parte boa é que depois de 1 minuto fica tudo bem e é como se nada tivesse acontecido.

Hoje em dia todo mundo consegue filmar e até editar com o celular. Qual dica vcs dão para fazer um filme bacana?

Filmar com o celular na horizontal é a primeira dica. Apesar de as mídias sociais hoje estarem bem mais “adaptadas” para o vertical, eu dou esse conselho pq na horizontal você consegue “ver mais”, é um espaço maior de video, consegue mostrar mais coisas, sabe?

Mas, tanto pra vertical como horizontal, eu costumo falar: filme com calma, deixe a cena acontecer um pouco, segure o celular de forma estável, sem tremer muito (as vezes deixar os braços próximos do corpo ajuda a estabilizar! Ou então apoiar o cotovelo em algum lugar), e se der, tente ir pra um lugar menos barulhento, porque o microfone do celular é horroroso, o som fica péssimo se tiver muito barulho em volta. Se aproximar da pessoa que está falando ajuda a captar melhor o som.

EVITE usar o zoom digital do celular, pq ele só estraga a imagem. Chegue perto do objeto que está filmando, é melhor! O filme ficará melhor se tiver LUZ no lugar que vc estiver filmando. E melhor ainda se for luz natural =) Já a edição, acho muito ruim editar no celular. Já tentei, mas não rolou! Acho melhor editar no computador mesmo. Tem uns softwares mais fáceis, tipo iMovie, que dão conta do recado de forma bem intuitiva!

Para terem um gostinho do trabalho deles, aqui estão os trailers das festas do Miguel e do Tomás:

Os filmes completos tem em torno de 15-20 minutos cada e mostram todo espaço da festa, os convidados, as crianças brincando, o parabéns e os depoimentos dos pais, dos avós e dos tios. Aqui em casa os meninos AMAM assistir e nós também. Não preciso dizer que choro todas as vezes, né? Revendo agora os trailers para postar aqui, me deu uma felicidade enorme de ter essas lembranças. Os vídeos foram nossos presentes de um ano para cada um deles. Um presente eterno!

Ah! Vejam os canais da LDDK também! Tem outros filmes emocionantes, engraçados, incríveis... Sou muito fã.

Lado de Dentro Kids

SIte: http://www.ladodedentrokids.com/

Instagram: https://www.instagram.com/ladodedentrokids/

Vimeo: https://vimeo.com/ladodedentrokids

#vídeo #filme #festas

68 visualizações