• Marina Amore

A nova brinquedoteca do meu condomínio

Atualizado: Jan 10


Uma das coisas que me encantou quando vim conhecer o condomínio onde moro hoje, na zona oeste de SP, foi a brinquedoteca. Eu estava grávida do Miguel e já me imaginei brincando com ele lá! Acho que o bacana dela é que tem uma área fechada grande e divida em dois ambientes e um espaço externo grande, com vários brinquedos (brinquedão, escorregadores, casinha, balanço) e ela fica num canto isolado, dá mais privacidade para a a brincadeira das crianças e eles tb não conseguem sair pelo prédio tão fácil. Apesar disso tudo, como o condomínio já tem quase 10 anos, a área interna já estava precisando de uma reforminha e foi isso que aconteceu há alguns meses.

O projeto foi feito pela Carla Romanelli, uma arquiteta, mãe e moradora do prédio (AKA minha vizinha, adoro!). Como a faixa etária das crianças que frequentam a brinquedoteca é bem variada, a Carla criou espaços para crianças de até 3 anos e outro para crianças de até 10 anos. Acho que isso já foi um grande ganho! Hoje, a brinquedoteca conta com uma área kids com mesinhas e banquinhos para ler, desenhar, fazer aula de ateliê ou lanchar; uma piscina de bolinhas deusa – ela é toda branca, inclusive as bolinhas!; uma vendinha com frutas e legumes; uma cozinha; um camarim; araras com fantasias; livros e uma oficina. Já a área baby ficou uma delicia: “Tive como base o método Montessori, com ênfase na autonomia e desenvolvimento das crianças. Então ampliei a área de espelhos até o rodapé, colocamos barras de apoio para os pequenos que estão aprendendo a andar e livros e brinquedos na altura deles. Também criamos um painel sensorial com itens divertidos, texturizados e de uso diário, como telefone, interruptor, canos de pvc. Até os bloquinhos de montar são macios para não machucar os menores nem estragar o piso no caso de alguém pisar”, conta Carla.

Toda marcenaria e adesivos de parede foram feitos pela Muskinha e Mama Loves You, respectivamente. Ambas as marcas tem produtos em seus catálogos (lindos, aliás, vejam os IGs e sites delas!) mas, esse projeto foi feito todo sob medida. Junto com a Carla, ambas criaram os desenhos dos móveis e dos papéis de parede especialmente para o projeto. O resultado ficou incrível! Ainda mais de complementados com todos os acessórios de marcas igualmente incríveis (vejam ficha técnica abaixo).

Meus filhos adoraram a mudança e aproveitam bastante o espaço. As coisas que achei mais incríveis desse projeto foram que ficou super clean, super leve e o aproveitamento do espaço, principalmente o kids que é cheio de colunas, ficou mto bom. Para quem estiver montando um espaço de brincar, tem várias ideias boas que servem como inspiração!

Ficha Técnica

Projeto: @carlaromanelliarquitetura

Marcenaria: Muskinha

Painel/papel de parede: Mama Loves You

Piso baby: @revestvinil

Legumes em feltro: Wool Design

Plaquinha e bandeirola em madeira: Ateliê Baobá Pitucos

Arco divertido: Mamatuka

Quadrinhos: Uauá Baby

Fantasias: BlábláBéa

Ganchos: Maria Joaquina Marcenaria

Bandeirinhas e avental de tecido: @cirandele

Acessórios: Pink e Punk

#briquedoteca #decoração #muskinha #mamalovesyou #brincar #espaçodebrincar

264 visualizações