• Marina Amore

Parede com cor | azul /cinza

Atualizado: Jan 10


No post anterior mostrei um quarto que tinha uma das paredes em um tom lindo de cinza azulado (ou seria azul acinzentado? :)). Algumas pessoas gostaram muito da cor e achei legal buscar algumas inspirações de paredes coloridas nesses tons para inspirar quem gostou do resultado!

Antes de tudo, é legal notar que para ter uma parede com cor, não precisa só ser pintura na parede toda. Algumas formas de ter um resultado bacana são:

PAINEL RIPADO

Talvez essa seja uma tendência nos quartinhos, pois tenho visto alguns quartinhos gringos assim. Essa opção certamente não é a mais barata mas, estou achando bem linda!

Imagem: @petiteinteriorco

Imagem: @thestylingmama

MEIA PAREDE

Se vc ainda tem um pouco de medo de "ousar tanto", pode optar por pintar meia parede. Nos quartos de crianças de alguns anos atrás isso era bem comum, inclusive fazendo o acabamento com um roda meio, mas hoje vejo essa pintura simples mesmo como nas imagens abaixo. Além disso tb vejo que essa pintura está sendo feita um pouco mais alta, sem ser exatamente até o meio da parede. Eu particularmente acho esse efeito incriível, até porque da para brincar com a composição dos elementos decorativos da parede, deixando tudo bem charmoso e super único.

Imagem: @bloggaibagis

Imagem: @___knaaipje___

Imagem: @hideandsleep_interiors

PAREDE TODA

Esse é o efeito que acabamos mais vendo. Embora pareça algo comum, quando bem pensada e com uma composição de elementos decorativos interessante, o efeito é muito bom!

Imagem: @houseofhawkes

Imagem: @louise.gubert.arquitetura

INVADINDO TETO E MÓVEIS

Eu acho lindo quando a cor da parede se prolonga para o teto e para os móveis. Essa alternativa que separei abaixo ficou linda! Vejam que o criado, a parede (que tb tem uma textura de tijolos) e parte do teto foram feitas do mesmo tom. Criaram uma unicidade linda e delimitaram o espaço. Amei esse resultado e já queria fazer em casa tb!

Imagens: @mandarina.arquitetura

PINTURA ARTÍSTICA

Uma tendência tb para os quartinhos, a pintura artistica é uma ótima alternativa para dar uma colorida, delimitar espaços e deixar tudo com um visual bem moderno (a depender da pintura, claro!).

Imagem: @projectnursery

Imagem: @acasinha

ATENÇÃO PARA OS EFEITOS

As cores tem efeitos não só decorativos e de beleza. Elas nos ajudam tb a criar sensações nos ambientes. Veja algumas dicas* importantes:

  • Para dar a impressão de que um cômodo é mais amplo, pinte cada parede de um tom diferente de uma mesma cor;

  • Pinte as paredes que recebem menos luz natural da mesma cor das demais diluída em branco para obter efeito de amplitude;

  • Pinceladas de cor escura nas duas paredes maiores fazem um ambiente acentuadamente retangular ganhar largura;

  • Para reduzir o pé-direito alto sem precisar rebaixar o teto, coloque um "rodameio" -a uma altura entre 1 m e 1,10 m- e pinte a parte de baixo em tom claro e a de cima em tom escuro;

  • O efeito contrário -elevar um pé-direito baixo- é obtido com o procedimento inverso: pinte a metade inferior de tom escuro e a superior de tom claro;

  • Pintar o teto de tonalidade um pouco mais escura que a usada na parede também ajuda a fazer o pé-direito crescer. Para não comprometer a luminosidade, use cores claras, como gelo no teto e branco na parede.

*Fonte: Folha de SP


196 visualizações