• Marina Amore

Empreendedores cool | Ateliê Baobá

Atualizado: Jan 10


Muita admiração por empreendedores que conseguem unir praticidade, bom gosto e personalização! Como muitos de vocês já sabem, sempre fui louca por pesquisa

No projeto de decoração do quartinho da Olívia, filha linda da Carla D’aqui, trabalhei com diversos parceiros e um deles foi o Ateliê Baobá.

Sabe aqueles detalhes lindos e personalizados que fazem toda a diferença na decor? Pois bem, a Juliana Franco, do Ateliê Baobá, se especializou nisso. Plaquinhas, nichos, cestos de crochê, móbiles diferentões e mais um monte de itens super cool.

Como eu adoro conhecer os produtos sabendo quem está por trás de tudo - imaginando, testando e cuidando para que o resultado final seja o melhor possível – vou compartilhar com vocês um pouco de quem é o Ateliê Baobá.

A Ju Franco está grávida de uma menininha, a Maria Celina, que deve nascer hoje (emoção!)! Mas sua inserção no mundo da decor infantil aconteceu bem antes da maternidade. Em 2012, ainda trabalhando em agências de publicidade, sua profissão por formação, decidiu seguir o caminho do empreendedorismo. E como foodie convicta, sua primeira opção era esse mercado. Mas desistiu quase chegando lá porque resolveu ouvir sua intuição. Pausa para um comentário: amo essa história de intuição, mostra a complexidade e a simplicidade da vida, das decisões... vocês não acham?

Mas voltando à trajetória do Ateliê, foi nos preparativos para seu casamento que a Ju identificou um gap de mercado, que inspiraria seu futuro negócio, a Plaketas, que mais tarde deu origem ao Ateliê Baobá. Com dificuldade de encontrar um fornecedor de plaquinhas (a Ju casou numa fazenda e as plaquinhas tinham tudo a ver!), ela resolveu entrar nesse mercado, em 2013.

Cerca de dois anos depois, surgiu o Ateliê Baobá, uma evolução da Plaketas. Muitas noivas que haviam comprado com a Plaketas começaram a pedir plaquinhas para porta de maternidade e....assim foi! Portanto, as plaquinhas continuam lá, no portfólio de produtos do Ateliê, até porque é um item mais do que bem-vindo nos mais variados ambientes da casa e em eventos. Mas o escopo se expandiu imensamente para nossa felicidade!

Segundo a Ju “esse é um segmento encantador, com infinitas possibilidades” e seus produtos são feitos para famílias que amam “peças modernas, descoladas, sem frufrus e rococós”.

Para criar ela usa referências europeias, principalmente dos países nórdicos, e também australianas. Em geral, são peças com design escandinavo: clean, práticas, bonitas e simples.

No projeto do quartinho da Olívia sugeri o uso do móbile de chão e cordão de bolinhas. Quem ainda não viu e quer conhecer, o post completo com fotos está aqui.

Algumas perguntinhas para a Ju Franco:

Em linhas gerais, como funciona o processo de produção? Como quase 100% dos nossos produtos são personalizados, trabalhamos sob encomenda. Nossa cliente escolhe cores, textos e fontes para deixar o produto do jeitinho que ela quiser. O bacana é isso! A gente pode pintar uma palavra ou uma frase em quase todos os produtos, tornando-o único. Temos em estoque a matéria-prima e a parte de marcenaria, mas o crochet, a costura e a pintura é toda feita após a venda.

Algum projeto no forno? Nosso ateliê está se preparando para receber clientes, com hora marcada. Estamos finalizando uma reforma para deixar nosso cantinho bem gostoso e com um showroom inspirador. Hoje, nossas vendas são feitas todas online e, apesar de um atendimento super pessoal e carinhoso, queremos trazer nossas clientes ainda mais pra perto. Conhecê-las pessoalmente, suas histórias e expectativas com relação ao ateliê.

O que te emociona no dia a dia de trabalho? As respostas das clientes. É frequente recebermos feedbacks carinhosos e cheios de gratidão pelo nosso atendimento e capricho. É uma delícia!


121 visualizações